segunda-feira, 23 de abril de 2012

Jovens em Miracema reunidos no 3º Congresso Diocesano da Juventude: Preparação para a Jornada Mundial da Juventude.

Olá, no último domingo dia 22 de abril de 2012, ocorreu o 3º Congresso Diocesano da Juventude, que contou com a presença de mais de 3 mil jovens de todas as Paróquias da Diocese de Campos. Vários Padres como o Lenilson da Santa Helena do Jóquei, bem como muitos seminaristas, pastorais, prestigiaram o evento. O grande dia contou com palestras, louvores, missa com o Bispo Dom Roberto Francisco, e no fim muito louvor com Jake no trio elétrico, percorrendo o centro de Miracema até a Praça principal da Cidade.
Neste dia, tive a oportunidade de estar conversando com o nosso Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco Ferrería e Paz, como segue em anexo.
Pergunta de Vinícius Madureira: Senhor Bispo Dom Roberto, qual o impacto positivo que esse 3º Congresso Diocesano da Juventude dará, para toda região, inclusive para os jovens de Campos dos Goytacazes? Resposta do Bispo Dom Roberto: Esse 3º Congresso Diocesano da Juventude foi planejado como o primeiro passo rumo a Jornada Mundial da Juventude que se realizará no Rio de Janeiro, tem o sentido de preparação e de motivação, vai se impulsionar a um trabalho cada vez mais constante para organizarmos melhor, e para dar uma resposta muito generosa, em termos de participação na Jornada Mundial da Juventude do ano que vem. Agora restam á vista da Cruz em maio, que vai percorrer não só a Cidade de Campos, mas várias Paróquias da região, e a pré-jornada na semana anterior a Jornada Mundial, onde receberemos 500 Jovens estrangeiros, não só da América Latina como da Europa e outros Continentes, junto com a administração apostólica são João Maria Vianney, sendo que as meninas ficaram acolhidas no colégio Eucarístico e os meninos no Salesiano, então esse Congresso é muito importante porque é o início da caminhada que leva pro Rio, sendo assim não podemos vacilar no primeiro passo, tem a importância de ser o primeiro passo.
Pergunta de Vinícius Madureira: A última Jornada mundial da Juventude que foi realizada na em Madrid na Espanha, superou expectativas e reuniu milhares de jovens do mundo inteiro, provando que a Igreja Católica tem força no campo da juventude. Qual a intenção para este ano, com a Jornada aqui no Brasil no Rio de Janeiro? Resposta do Bispo Dom Roberto: A Jornada Mundial da Juventude é considerado o evento internacional que consegue reunir o maior número de pessoas, sobretudo jovens, então aqui no Rio de Janeiro a intenção é superar Madrid, com 3 ou 4 milhões de jovens, o que não deixa de ser um grande desafio, em termos de logística, de organização, considerando que a cidade do Rio de Janeiro tem certos gargalos, porém, estamos pensando na Região do Recreio dos Bandeirantes, para ser o lugar da Missa, agora o transporte, bem como outras coisas pertinentes, depende de várias decisões, mas, nada é impossível para quem quer fazer a história. Os jovens estão muito entusiasmados e haverá milhares que serão voluntários e trabalharão para que essa Jornada dê certo e que seja um grande momento. Vinícius Madureira: Eu agradeço Bispo Dom Roberto e como Jovem de Campos dos Goytacazes, fico muito satisfeito, por sempre estar inclinado a apoiar o jovem, sobretudo acerca dessa iniciativa tão importante que culminará ano que vem, com a Jornada Mundial da Juventude, que Deus possa está sempre abençoando e direcionando e por fim vos peço para que deixe uma mensagem para a toda a juventude da Diocese. Resposta do Bispo Dom Roberto: A minha mensagem é que eu acredito que a juventude de Campos é a juventude do Papa, e a juventude do Papa se caracteriza por ser alegre, ser fiel e não ter medo, ela vai adiante, então Deus abençoe a todos e mãos a obra.